Norma de Desempenho
Publicada pela ANBT em 19 de fevereiro de 2013, em vigor desde 19 de Julho deste mesmo ano a Norma 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho – Parte 1 a 6 constitui um marco divisório na construção habitacional Brasileira, firmando conceitos, explicitando responsabilidades e estabelecendo paradigmas de Qualidade.
Esta norma resgata e coloca em questão uma série de normas até então desconhecidas por alguns profissionais ou mesmo que não eram levadas em conta na Elaboração dos Projetos.
Considerando-se esse arcabouço normativo, o Código de Defesa do consumidor destaca-se nesse cenário em seu Art. 39, item IVIII, onde veta os fornecedores de produtos e serviços a colocar no mercado de consumo qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.
Consultoria
Nesta forma ficam definidos critérios mínimos de atendimento para os itens abaixo
- Desempenho estrutural,
- Segurança contra incêndio;
- Segurança no uso e operação;
- Estanqueidade;
- Desempenho Térmico;
- Desempenho Acústico;
- Desempenho Lumínico,
- Durabilidade e Manutenibilidade;
- Saúde, higiene e Qualidade do ar;
- Funcionabilidade e acessibilidade
- Conforto Tátil e Antropodinâmico
- Adequação Ambiental
Levando em conta esses itens e seus respectivos critérios, a consultoria visa orientar e direcionar os profissionais para o atendimento aos níveis desejados pela incorporadora.
O seu empreendimento atende aos requisitos da Norma de Desempenho?
Treinamentos
Realização de treinamentos para alinhamento dos conceitos e implementação das mudanças.
Estabelecer as regras e os critérios antes da implantação são essenciais para buscar o pleno atendimento dos requisitos.